Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aposentadoria por Idade

    Saiba quais são os seus direitos

    Publicado por Hemerson Borges
    há 6 anos

    O que é a Aposentadoria por Idade?

     A Aposentadoria por idade é o benefício concedido ao segurado que, cumprida a carência, completar 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade, se mulher.

    Quem tem direito à Aposentadoria por Idade?

     Tem direito ao benefício os segurados urbanos que, cumprida a carência, completarem 65 anos de idade, se homem, e 60 anos de idade. A idade mínima é reduzida em cinco anos para os trabalhadores rurais de ambos os sexos e para aqueles que exerçam suas atividades individualmente ou em regime de economia familiar, nestes incluídos o pequeno produtor rural, pescador artesanal, extrativistas, os indígenas entre outros.

    Requisitos da Aposentadoria por Idade

    Idade

    • Homem: 65 anos
    • Mulher: 60 anos

     Reduz-se a idade necessária para Aposentadoria por Idade em 05 anos para os trabalhadores rurais de ambos os sexos, para quem exerce sua atividade individualmente ou em regime de economia familiar (inclusive o pequeno produtor rural, pescador artesanal, extrativisitas, indígenas e outros).

    Carência da Aposentadoria por Idade

     Além do requisito etário, para a concessão do benefício são necessárias 180 contribuições mensais à Previdência Social, observada a regra transitória disposta no art. 142 da Lei 8.213/91.

    Valor da Aposentadoria por Idade

     Corresponde a 70% do valor do salário-de-benefício, com acréscimo de 1% para cada ano de contribuição do segurado, não podendo ultrapassar o limite de 100% do salário-de-benefício. Ex: Se o segurado possui 15 anos de contribuição e se aposenta por idade aos 65 anos, o valor do seu benefício será de 85% do salário-de-benefício (70% + 15 anos de contribuição = 85% do salário-de-benefício). O salário-de-benefício será calculado pela média aritmética simples das 80% maiores contribuições vertidas a partir de julho de 1994. A aplicação do Fator Previdenciário é facultativa na aposentadoria por idade.

    Acréscimo de 25% na Aposentadoria por Idade

     Há possibilidade de acréscimo de 25% ao valor da aposentadoria por idade, no caso de o segurado necessitar de assistência permanente de terceiros para os atos da vida civil. Na legislação esse acréscimo está previsto apenas para os aposentados por invalidez. Todavia, a jurisprudência vem aceitando a tese de que esse acréscimo deve ser estendido aos demais casos de aposentadoria, em face do princípio da isonomia.

    Aposentadoria por Idade do Trabalhador Rural

     São quatro as espécies de trabalhador rural abrangidas pela redução em cinco anos da aposentadoria por idade: segurado empregado, trabalhador eventual, trabalhador avulso e o segurado especial. Do segurado especial, não se exige a efetiva contribuição à Previdência, mas tão somente o exercício da atividade rural, individualmente ou em regime de economia familiar, pelo período idêntico à carência do benefício (180 meses). Ou seja, o pequeno produtor rural que trabalha individualmente ou em regime de economia familiar, sem ajuda de empregados permanentes e visando a própria subsistência, faz jus ao benefício de aposentadoria por idade rural se comprovar tais aspectos pelo período de 180 meses ao completar 60 anos de idade, se homem e 55 anos de idade, se mulher. Ademais, não é necessário que a prestação da atividade rural seja contínua, mas apenas que o segurado esteja trabalhando no campo no momento da aposentadoria, conforme preceitua o § 2º do art. 48 da Lei 8.213/91.

    Aposentadoria por Idade Híbrida

     A Lei 11.718/2008, a qual deu nova redação ao art. 48 da Lei 8.2013/91, trouxe a inovação de que os trabalhadores rurais poderão somar tempo rural e tempo urbano para cumprimento da carência do benefício de aposentadoria por idade. No entanto, a idade mínima para a concessão do benefício foi equiparada a do trabalhador urbano, ou seja, 65 anos de idade, se homem e 60 anos de idade, se mulher.

    Quais são os documentos necessários?

    • – Documento de identificação válido e oficial com foto;
    • – Número do CPF;
    • – Carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS;
    • – Segurado especial: deve apresentar os documentos que comprovem esta situação, como a declaração do sindicato, contratos de arrendamento, documentos da época em que conste a sua ocupação, entre outros. Saiba mais sobre a comprovação de atividade do segurado especial;
    • – Se precisar, veja a relação completa dos documentos para comprovação de atividade.

    Como dar entrada no pedido de aposentadoria?

    Para requerer a aposentadoria é necessário dirigir-se a uma agência física da Previdência Social. O segurado que já cumpriram as regras que foram mencionadas, deve reunir todos os documentos citados anteriormente a fim de comprovar que possui direito ao benefício da aposentadoria, bem como, documentos referentes ao tempo de contribuição.

    Para saber mais sobre o benefício acesse Araujo & Borges Advogados Associados.

    • Sobre o autorEspecialista em Direito Previdenciário e Processo Previdenciário
    • Publicações7
    • Seguidores18
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1008
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-por-idade/582634840

    Informações relacionadas

    Alessandra Strazzi, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Resumo Fácil de Aposentadoria Híbrida para Advogados Previdenciaristas

    Brasil e Silveira Advogados, Advogado
    Artigoshá 10 meses

    Aposentadoria do Indígena em 2023: Entenda o acordo entre a FUNAI e o INSS

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)